Projecto



A ideia de negócio


A Ostra Lusa é uma ideia de negócio actualmente em desenvolvimento, e integrada no concurso de empreendedorismo Energia de Portugal, tendo sido uma das 50 ideias seleccionadas de entre um total de cerca 1.700 ideias. 

Estamos a elaborar um plano e modelo de negócio de uma unidade de aquicultura offshore, para a produção de ostra Portuguesa, da espécieCrassostrea angulata, cuja inovação é ser integrada nos parques eólicos offshore flutuantes da EDP que estão já em fase piloto de instalação na nossa costa, a cerca de 2 milhas náuticas ao largo da Praia da Aguçadoura, a Norte da Póvoa do Varzim.

Pretendemos também e desde já, reactivar uma das maternidades ("hatchery") para a reprodução artificial da espécia  Crassostrea angulata, que será única no mundo, pois todas as que actualmente estão a funcionar só produzem a espécie  Crassostrea gigas, também conhecida como ostra japonesa, não sendo esta uma espécie autóctone, a sua produção nos habitats naturais poderá colocar em risco a nossa biodiversidade.

A ostra portuguesa, pelo seu sabor peculiar, era conhecida em França, no maior mercado Europeu deste produto do mar, como "Les Portugaises", e era um produto bastante valorizado. 

A produção offshore de moluscos, está descrita como sendo mais eficaz, do que nas zonas estuarinas e rias, dada a maior abundância do seu alimento de eleição as microalgas (fitoplâncton), conseguindo-se atingir tamanhos e pesos comerciais em menos de 12 meses.



Ostra Lusa e Sustentabilidade

O nosso projecto pretende ser sustentável, ao agregar sinergias entre diferentes sectores de actividade: as energias renováveis, os recursos marinhos, potenciando a criação de novos empregos na actividade pesqueira. Além de relançar a muito apreciada Ostra Portuguesa pretende-se alcançar o mercado internacional.


A ideia de negócio, em linha com a Estratégia da União Europeia


Em 2009, em Bruxelas, a Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho COM(2009) 162 final, com o título Construir um futuro sustentável para a aquicultura, refere que "a aquicultura moderna constitui uma importante inovação no domínio da produção de peixe e de outros alimentos de origem aquática. Com uma taxa de crescimento mundial de 6 a 8 % por ano, em média, é o sector da produção alimentar que mais rapidamente tem crescido. Em 2006, a produção aquícola global foi de quase 52 milhões de toneladas, mais um terço do que no início do milénio, resultado do espectacular crescimento verificado na Ásia e na América do Sul." 


"Este sector oferece grandes oportunidades, embora deva fazer face a importantes desafios, especialmente no que se refere à sustentabilidade da produção e à qualidade e segurança dos produtos. A aquicultura é uma actividade económica importante em certas zonas costeiras e continentais da UE. Produz peixes ósseos, crustáceos e moluscos, marinhos e de águas doces, que são cultivados em diversos tipos de sistemas: fechados ou abertos, extensivos ou intensivos, em terra, em lagos ou em tanques - alimentados por rios ou mesmo águas subterrâneas – junto ao litoral ou offshore."


Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo de produtos do mar vai continuar a aumentar, e neste sentido a produção aquícola é indispensável para fazer face à procura crescente. 


Consulte aqui a aquicultura Europeia em números